A estação mais fria do ano acabou de chegar e nessa hora surge a dúvida sobre quais são os melhores destinos de inverno para viajar pelo Brasil.

Pensando nisso, separei 10 destinos de inverno deliciosos para curtir o friozinho aqui no Brasil, assim que estivermos liberados para retomar às viagens nacionais. Sabemos que, com a Pandemia e fechamento de diversas fronteiras pelo mundo, o Brasil será nosso principal destino para retomar às viagens.  Então vamos aproveitar e curtir tudo que esse país lindo tem a oferecer.

Vamos conferir?

Gramado

Gramado é considerado como o principal destino de inverno brasileiro e está localizado no estado do Rio Grande do Sul, há cerca de 115 quilômetros da capital Porto Alegre.

Por ser considerado o destino de inverno mais cobiçado do país, oferece uma infinidade de atrações, são muitos parques, museus, restaurantes e rotas, que fazem da cidade um excelente destino para adultos e crianças. O clima frio é um dos pontos altos e traz ainda mais charme e elegância para esse destino já tão encantador.

Um excelente passeio é visitar a cidade vizinha Canela, que fica há apenas 7 quilômetros de distância. Na prática, pela proximidade, as 2 cidades funcionam como uma só e o trânsito de turistas entre elas, acontece o tempo inteiro.

Destinos de inverno
Gramado/RS – Imagem da internet

Um encanto de destino que ainda pode, com sorte, coroar os turistas com neve. O que não acontece com frequência, mas pode realmente acontecer quando as temperaturas estão mais baixas.

Encontre no Booking as melhores opções de hospedagens em Gramado.

Curitiba

Curitiba, no Paraná, que é a capital mais fria do Brasil, é um excelente destino de inverno. A cidade possui uma excelente infraestrutura e planejamento urbano, sendo um dos destinos mais bem preparados para receber os turistas.

Curitiba possui inúmeros parques, que proporcionam um delicioso e revigorante contato com a natureza, praças, museus e inúmeros restaurantes onde se come maravilhosamente bem, por um preço justo. Além disso, é possível fazer o passeio de trem para a cidade de Morretes, que é tido como um dos passeios mais bonitos do Brasil.

Destinos de inverno
Curitiba/PR

É um dos mais agradáveis destinos de inverno, para se curtir no Brasil.

Encontre no Booking as melhores opções de hospedagens em Curitiba.

Campos do Jordão

A cidade de Campos do Jordão está localizada na Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo e fica há aproximadamente 180 quilômetros da capital, São Paulo. A cidade, reconhecida como a mais alta do Brasil, é muito procurada por turistas do país inteiro que buscam relaxar e apreciar suas baixam, e até negativas, temperaturas.

Um dos maiores atrativos da cidade é a sua arquitetura Suíça, nos mais variados estilos, a começar pela entrada da cidade, que recepciona e encanta já no primeiro contato, não é à toa que a cidade é conhecida por “Suíça Brasileira”

Além disso, a cidade possui muitos passeios em meio à natureza, culinária deliciosa e diversificada e muitos encantos a cada esquina.

Destinos de Inverno
Campos do Jordão/ SP

A cidade é considerada um destino luxuoso, porém com algumas pesquisas é possível, sim, encontrar bons valores de hospedagem, alimentação e passeios.

Quanto a hospedagem, a cidade possui desde hostels até hotéis requintados, onde o valor de 1 noite de hospedagem pode variar de R$ 99 a R$ 2.260. Valores com base na pesquisa do site Quanto custa viajar.

Encontre no Booking as melhores opções de hospedagens em Campos do Jordão.

Santo Antônio do Pinhal

Menos badalada que a vizinha, Campos do Jordão, a cidade de Santo Antônio do Pinhal fica há 170 quilômetros da cidade de São Paulo.

A cidade oferece sossego e tranquilidade em meio à vista das montanhas. Aqui a pedida é relaxar em uma pousada confortável com vista para os picos verdejantes. O seu centrinho é bem menos atrativo que o da sua vizinha, porém, como já mencionado, os reais atrativos da cidade estão em meio à natureza.

Mulher em meio a natureza
Santo Antônio do Pinhal/ SP

Porém, caso queira um agito maior é possível ir até Campos do Jordão, pois a proximidade entre as 2 cidades facilita esse trânsito. Inclusive uma excelente opção de passeio é ir para Campos de trem, apreciando a vista das montanhas. Compre com antecedência.

DICA: Há quem aproveite a proximidade da cidade com Campos do Jordão para se hospedar em Santo Antônio do Pinhal durante uma viagem à Campos. Essa é uma estratégia muito usada por turistas durante a temporada de inverno, onde os preços das diárias dos hotéis de Campos do Jordão sobem vertiginosamente.

Encontre no Booking as melhores opções de hospedagens em Santo Antônio do Pinhal.

São Bento do Sapucaí

É uma pequena cidade do interior de São Paulo, localizada na Serra da Mantiqueira, que fica há cerca de 185 quilômetros da capital.

Também é um destino muito menos badalado que a vizinha Campos do Jordão, que fica somente há 30 quilômetros, porém não menos encantador. É um destino perfeito para curtir e contemplar a natureza.

A principal e mais famosa atração da cidade é a Pedra do Baú, que é possível acessar por meio de trilha e escalada de 600 degraus, muito íngremes, porém se você não for tão aventureiro assim, não se preocupe, a Pedra do Bauzinho oferece uma vista linda da cidade e é extremamente acessível.

Vista da Pedra do Baú
São Bento do Sapucaí/ SP – Imagem da internet

A cidade apesar de pequena possui diversas opções de hospedagens, incluindo as mais requintadas.

Encontre no Booking as melhores opções de hospedagens em São Bento do Sapucaí.

Serra Negra

Serra Negra é uma cidade serrana no interior do estado de São Paulo, que fica há 160 quilômetros da capital. É uma cidade deliciosa para apreciar o tempo mais ameno e curtir o seu famoso festival de inverno, que acontece entre os meses de junho e julho, oferecendo atrações culturais a turistas e moradores.

IMPORTANTE: Vale lembrar que devido à Pandemia do Coronavírus, todos os festivais de inverno citados nesse post foram suspensos sem prazo para retorno.

Serra Negra é um excelente destino de inverno no quesito custo benefício, uma vez que os valores de hospedagens no centro da cidade e alimentação são mais bem atrativos, quando comparados aos valores da cidade de Campos do Jordão, por exemplo.

Vista do Alto da Serra, Serra Negra
Alto da Serra, Serra Negra, SP

Veja roteiro completo e muitas dicas de Serra Negra, nesse link.

Encontre no Booking as melhores opções de hospedagens em Serra Negra.

Paranapiacaba

Pitoresca vila inglesa, que pertence à cidade de Santo André, está a cerca de 50 quilômetros da capital, São Paulo.

É possível chegar na cidade de carro, ônibus ou trem, sendo a última a opção mais característica para já entrar no clima da cidade, que possui muitos trilhos e respira via férrea desde o seu nascimento.

Paranapiacaba, SP
Paranapiacaba/SP – Imagem da internet

A cidade oferece o festival de inverno que reúne mais de 100.000 turistas anualmente. Além do festival de inverno, há opções de igrejas, trilhas e contato com a natureza e Mata Atlântica, além do Museu Tecnológico Ferroviário que é uma excelente opção para quem gosta da temática.

Encontre no Booking as melhores opções de hospedagens em Paranapiacaba.

São Roque

Nada mais delicioso nos destinos de inverno do que uma Rota do Vinho, não é mesmo? E ao longo de 10 quilômetros de extensão, a Rota do Vinho da cidade de São Roque, que fica há apenas 66 quilômetros da cidade de São Paulo, concentra aproximadamente 31 estabelecimentos, entre vinícolas, restaurantes e produções artesanais. É possível fazer deliciosas degustações de diversos vinhos, uvas e safras, além de ser possível conhecer as instalações e maquinários de algumas vinícolas.

Rota do Vinho, São Roque
São Roque/SP – Imagem da internet

Além da Rota do vinho, São Roque oferece diversas atrações, como o Ski Moutain Park, onde é possível andar de esqui e snowboard em uma pista de gelo artificial.

É um destino de inverno muito acessível e, pela proximidade com a capital de SP, é possível visita-lo até em uma viagem de bate e volta.

Encontre no Booking as melhores opções de hospedagens em São Roque.

Cunha

A cidade de Cunha fica no encontro das Serras do Mar, da Bocaina e Mantiqueira e, apesar de estar no estado de São Paulo, a cidade faz fronteira com o estado do Rio de Janeiro, o que facilita o acesso para paulistas e cariocas.

Vale lembrar que Cunha está há apenas 45 quilômetros da apaixonante cidade de Paraty, o que pode ser uma excelente pedida para uma dupla visita na sua viagem!

Destinos de inverno
Cunha/SP

Cunha é um destino bucólico, em meio às montanhas, cachoeiras e campos de lavanda é o destino perfeito para relaxar e desacelerar.

Encontre no Booking as melhores opções de hospedagens em Cunha.

Monte Verde

É um distrito da cidade de Camanducaia, no estado de Minas Gerais, muito procurada na temporada de inverno, e fora dela, por turistas, especialmente, os vindos dos estados de Minas Gerais e São Paulo, uma vez que a cidade faz fronteira com o estado de SP.

A cidade, localizada na Serra da Mantiqueira, proporciona uma deliciosa possibilidade para curtir um tempo mais ameno em meio às montanhas.

Monte Verde/MG
Monte Verde/MG – Imagem da internett

Como as temperaturas no inverno são rigorosas, há muitas opções de hospedagens com lareiras no quarto, além de aquecimento em todos os ambientes, mas claro, há opções de hospedagens mais simples, como os hostels.

O destino também proporciona contato com a natureza em muitas aventuras como trilhas, tirolesa, arvorismo, além do tradicional passeio de quadriciclo.

Encontre no Booking as melhores opções de hospedagens em Monte Verde.

Esses foram os 10 destinos de inverno brasileiros sugeridos para serem explorados, assim que nossa rotina normalizar.

Me conta quais desses destinos você já conhece e quais estão na sua lista.


Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva, com o tema “Destinos de inverno“, feita pelo grupo “Viagens por Escrito“. Leia as demais experiências, sob essa temática, nos links abaixo:

Experiência BarbaraInverno em Curitiba: o melhor da estação

Mariscando Islândia no inverno: planejamento e dicas úteis

Prefiro MochilarChile: o que fazer na Região dos Lagos Andinos 

Se joga pelo roteiro Destinos imperdíveis para conhecer no inverno

Só Penso em ViajarDestinos de inverno: topa uma praia? 

Viajante EconômicaBaixada Santista: Como curtir a praia no inverno


Aproveite e me siga no Instagram @viagensefeminices e demais redes sociais para ver minhas dicas de viagens em primeira mão.

Autor

14 Comments

  1. DANIELA DE OLIVEIRA MARIN Reply

    Conheço todos amiga e sou super fã desses lugares!!! Adorei a lista! Os meus preferidos são Santo Antônio do Pinhal e Monte Verde…hehehehe

  2. Desses 10 destinos de inverno para curtir no Brasil, só me falta conhecer Cunha e rever São Roque, onde eu fui ainda criança. Adorei este post. Obrigada por compartilhar. Beijos.

    • Soraia Reply

      Fico feliz que gostou, Cecília! Eu pretendo viajar mais pelo Brasil quando tudo normalizar.
      Beijos.

  3. Amei as escolhas e tem vários destinos que não conheço ainda! Cunha e São Roque estão na lista pra quando a pandemia acabar e Paranapiacaba eu amo e quero muito voltar! 🙂

    • Soraia Reply

      Que bom que gostou, Mari! Ah, são destinos incríveis e bem próximos de nós.

  4. Barbara Cortat Reply

    Paranapiacaba ainda tem o charme da névoa no início e fim do dia que deixam a cidade com um ar misterioso e bucólico. Ainda tenho alguns destinos dessa lista para conhecer. Quem sabe inverno que vem…

    • Soraia Reply

      Sim, verdade! Eu ainda tenho a esperança de visitar algum ainda esse ano…

  5. Adorei as indicações. Da lista só não conheço Paranapiacaba. Já anotei para conhecer depois da quarentena!

    • Soraia Reply

      Ah, que legal, Pam! Eu quero viajar bastante pelo Brasil quando tudo normalizar.

  6. Adorei, que saudade de viajar com esse clima serrano… Ainda não conheço Paranapiacaba e São Roque, vou me organizar assim que estiver segura 🙂

  7. Nossa, achei Cunha LINDA e eu não conhecia, nunca tinha ouvido falar! Já vou me planejar pra juntar com a viagem pra Paraty assim que possível for viajar, rs incrível So!

    • Soraia Reply

      Cunha é linda demais, Ju! Vale super a pena essa dobradinha de Cunha + Paraty! Você vai amar!

Deixe seu comentário

Pin It