Arrumar a mala é uma etapa essencial da sua viagem e, por mais que alguns viajantes não apreciem tanto essa etapa, ela é inevitável. Então, pensando em facilitar essa parte da viagem, não tão querida por todos os viajantes, deixo abaixo 10 dicas para facilitar o processo de arrumar sua mala de viagem.

Vamos lá!

Escolha o tamanho da mala compatível com a duração e clima da sua viagem

Tamanho da bagagem é um item que vem sendo muito discutido nos últimos anos, tanto pelas companhias aéreas, que querem reduzir cada vez mais as franquias de bagagens, quanto pelos usuários. Então, a melhor opção, sempre que possível, é viajar leve, com uma mala de 23 quilos, no máximo. Se possível, viajar somente com a mala de mão é sempre a melhor opção.

Mas para escolher o tamanho correto da mala para sua viagem, verifique quantos dias vai ter sua viagem no total e qual o clima no momento em que estiver no local. Via de regra, viagens para locais quentes exigem roupas mais leves, o que acaba facilitando a escolha de malas menores, já lugares frios e com invernos rigorosos exigem roupas mais pesadas, que naturalmente vão pesar mais na mala de viagem e, assim, exigir um modelo um pouco maior.

Faça um check list de tudo vai precisar

Eu gosto da ideia de montar check list por categorias, por exemplo: Roupas, então listo tudo relacionado às roupas que vou precisar separar para arrumar a mala, Higiene: categorizo tudo relacionado à higiene que preciso adicionar na mala e assim por diante. A medida que vou separando os itens, vou dando um ok na lista pra não me confundir. Assim, não corre o risco de itens essenciais serem esquecidos.

A Bárbara do visita.ai tem um check list prontinho para impressão, que facilita muito o processo de organização da mala. Vou deixar o link direto para o ckeck list nesse link.

Com o tempo e a prática você vai notar que não vai mais precisar do check list, pois os itens já estarão frescos na sua memória.

Escolha roupas e sapatos que combinem entre si

Trazer o conceito do Armário Cápsula pra dentro da sua mala é uma excelente maneira de otimizá-la.

Procure optar por peças de roupas e sapatos que combinam entre si, assim com poucas peças poderá montar diversas combinações

Dica Extra: Use o Pinterest para se inspirar a montar combinações menos óbvias e multiplicar os looks com poucas peças.

1o dicas para arrumar a mala de viagem
Armário Cápsula

Leia também: Looks de viagem para o Outono

Separe tudo antes de adicionar na mala

Todas as peças de roupas e sapatos separados, é hora de colocar tudo em um lugar que dê para ter uma visão ampla de todas as peças. Eu sempre coloco tudo em cima da cama que facilita na hora de visualizar as possíveis combinações entre as peças e até excluir algumas que não “conversam” entre si.

Experimente todas as combinações

Observou uma combinação interessante de look, então vá para frente do espelho e experimente! Se gostar, fotografe e guarde a foto em uma pastinha somente com looks da viagem. Faça o mesmo com todos os looks necessários para sua viagem.

Dica extra: Eu sempre faço essa etapa de experimentar os looks, após montar todo o roteiro, assim, monto os looks já pensando no que será melhor para determinado passeio do dia.

Essa é uma etapa que dá um pouco de trabalho na montagem da mala, mas, acreditem, vai facilitar muito a vida nos dias de viagem, pois os looks já estarão separados dia a dia.

Enrole as peças, não dobre

Agora que já temos todos os itens que vão compor a mala, é hora de adicioná-los na mala. E a dica para otimizar o espaço interno da mala é fazer rolinho com as peças, não dobrar.

Otimize o espaço com itens em tamanho viagem

Para os itens de higiene, prefira os itens em tamanho viagem. Caso não possua produtos com esse tamanho, vale a pena comprar potinhos vazios, em tamanho viagem para economizar espaço e peso na sua mala.

Importante: Caso esse produto vá na mala de mão, o tamanho máximo do frasco é de 100 ml.

Dica extra: Otimize ainda mais o espaço da sua mala de viagem, colocando peças dentro de outras, por exemplo: meias dentro de sapato, assim economiza espaço e ainda mantém o formato do calçado intacto; Além disso, coloque os sapatos sempre nas laterais da mala.

Use sacos à vácuo

Caso a viagem seja para locais frios, um ótimo aliado nesses casos é o saco à vácuo, que reduz o volume dos itens em até 3 x. Então, não precisa vestir todos os seus casacos para sua mala fechar, basta utilizar os sacos à vácuo.

Deixe um espaço vazio na mala

Monte sua mala adicionando todos os itens, conforme o check list, nas mais diversas categorias e tenha o cuidado de deixar um espaço vazio em sua mala de viagem. Esse espaço vai ser muito útil para o caso de adquirir algum item na sua viagem ou até uma emergência, onde uma pessoa que está viajando com você precise de um espacinho na sua bagagem.

Tenha uma balança portátil

Última dica, mas não menos importante, para arrumar sua mala de viagem é ter uma balança portátil. Ela pode salvar você de pagar fortunas em excesso de bagagem e também o livrará de fazer transfusões de última hora no aeroporto. Balança portátil é um item essencial para carregar em toda viagem, seja ela curta ou longa!

Queridos, essas foram as 10 dicas para arrumar sua mala de viagem. Me conta aqui embaixo nos comentários qual dessas dicas você já utiliza e qual passará a utilizar a partir de agora.

Caso tenha alguma dica extra, deixa aqui embaixo nos comentários para facilitar a arrumação da minha mala na próxima viagem e também dos meus leitores.


Aproveita e me segue no instagram @viagensefeminices, e demais redes sociais, para aproveitar minhas dicas de viagens, moda e beleza em primeira mão.


LEIA TAMBÉM:

7 dicas para comprar passagem aérea barata

10 dicas práticas para economizar e viajar mais

Autor

4 Comments

  1. Adorei! a foto das roupas poderia ser minha facilmente, adoro assim: mais basico e clean, amo preto e branco, cinza…

    • Soraia Reply

      Fico feliz que tenha gostado, Ju! Essas cores são perfeitas pra montar uma mala bem otimizada.

    • Soraia Reply

      Fico feliz que tenha gostado! Espero que auxilie na montagem da sua próxima mala.

Deixe seu comentário

Pin It