Já recebi muitas perguntas sobre: qual o segredo para conseguir viajar tanto, então, decidi compartilhar 10 dicas práticas para economizar e é dessa forma que você conseguirá viajar mais. Eis o “segredo”!!

Mas já adianto que não existo milagre ou fórmula mágica para conseguir esse feito das viagens, o que existe é dar prioridade a algo, que, no meu caso, são as viagens.

Vamos às dicas?

Relacionar todos os gastos mensais

Uma das principais dicas práticas para economizar é fazer um controle dos seus gastos mensais. Minha sugestão é listar TODAS as saídas de dinheiro, relacionando os gastos fixos, variáveis e gastos pontuais do dia a dia (sabe aquele cafézinho ou brigadeiro? Eles podem ser os vilões do seu orçamento). Consolide todos esses gastos em uma planilha, caderno ou até no Trello, a ferramenta não importa. O que importa aqui é que você tenha plena consciência do tamanho dos seus gastos mensais, para, a partir daí, começar de fato a economizar para viajar.

Cancelar serviços que não usa

Essa dica está totalmente vinculada com à dica acima. Uma vez que catalogou todos os seus gastos mensais, você consegue enxergar com clareza quais os serviços que você paga e não faz uso. Sim, infelizmente fazemos muito isso e acabamos “rasgando” boa parte do nosso salário com itens e serviços que não são necessários no nosso dia a dia. Por exemplo, aquela assinatura caríssima de TV a cabo que acaba nunca assistindo ou aquelas infinitas contas de streaming que acabou aderindo na empolgação e não tem tempo para sequer se dedicar a uma delas, enfim, analise quais os serviços que você pode eliminar que não farão diferença no seu a dia a dia e cancele-os. Você vai notar que somente com essa ação simples, magicamente vai sobrar um valor no seu orçamento que pode destinar para viajar mais.

Evitar gastos supérfluos

Ainda totalmente vinculada com a dica 1, aqui você vai identificar todos os gastos que faz durante o mês que são considerados supérfluos, ou seja, não se enquadram em gastos essenciais, de primeira necessidade. Eles geralmente vêm associados às compras por impulso, seja na alimentação, vestuário, decoração, transporte (olá, UBER), entre muitos outros setores. Os gastos supérfluos são realmente os maiores vilões do nosso orçamento, pois comprometem nossa saúde financeira e, muitas vezes, acabam com nossa perspectiva de viajar mais.

Julius
Julius, o mestre

Fazer sua própria comida

Alimentação fora de casa é um dos fatores que mais compromete nosso orçamento. Então, se você realmente quer encontrar uma brechinha de grana para viajar mais, recomendo muito que passe a fazer sua própria comida e levar sua marmitinha para o almoço, se possível. Além de ser muito mais barato, é extremamente mais saudável e saboroso, pois você pode realmente escolher o menu da semana. E pensando em praticidade, pode reservar um dia da semana que for mais tranquilo e já preparar todas as refeições necessárias da semana, fazendo o congelamento em porção individual das refeições dos próximos dias.

Outra dica que complementa essa é incluir idas semanais à feira. Sim, gente, na feira é onde vai encontrar os produtos mais frescos para preparar suas refeições e com aquele precinho amigo que amamos. Eu confesso que amo uma feira e não é sacrifício nenhum frequentar semanalmente.

Ir no supermercado somente com lista

Essa é uma das maiores armadilhas e auto sabotagem que podemos fazer com nós mesmos. Quem nunca foi ao supermercado sem lista e com fome e acabou trazendo vários itens que não precisava (olha aí os supérfluos em ação). Pois bem, para escapar dessa armadilha, dê uma boa olhada nos armários e faça uma lista do que realmente é necessário comprar e claro, faça um lanchinho antes de sair para o supermercado.

Vender o que não lhe serve mais

Garimpe o seu próprio armário e casa, como um todo, e descubra tudo que tem, em bom estado, que não usa mais e pode vender. Pode ser roupas, sapatos, bolsas, acessórios, eletrônicos, móveis, objetivos de decoração, etc. Hoje em dia, temos uma série de site e apps que facilitam nossa vida nesse processo de venda ou, até mesmo, troca. Garimpe bem todos os cantos da sua casa e ganhe uma grana extra com essas vendas.

Se divertir com os amigos em casa

Se você tem o hábito frequente de sair para baladas, barzinhos, shows, etc, com amigos, sinto lhe dizer que esse é um grande ralo de dinheiro que compete diretamente com aquela viagem dos sonhos que há anos não sai do papel. Essas saídas não são inofensivas para o bolso e, geralmente, quem as fazem com frequência, a menos que dinheiro não seja o problema, não consegue viajar com a frequência que gostaria.

Então, se você gosta de se reunir com os amigos, passe a se encontrar em casa, seja na sua ou de alguém do grupo. Assim, esses encontros passarão a não ser mais um obstáculo e concorrente de suas viagens.

Abrir uma conta exclusiva para suas próximas viagens

Essa é uma das principais dicas práticas para economizar que quero dividir com vocês! Essa conta servirá exclusivamente para custear as despesas de sua(s) próxima(s) viagens: voo, hospedagem, passeios, chip de internet, etc. E pelo fato de estar separada da sua conta pessoal diminui consideravelmente o risco de utilizar o valor de lá para outra despesa qualquer que não seja viagens.  A principal vantagem dessa conta está em poder programar pequenas transferências semanais ou mensais da sua conta pessoal para conta destinada às viagens. Abaixo um exemplo de um montante que poupado semanalmente, ao final do ano, rende R$ 1.378.

10 dicas práticas para economizar e viajar mais
Desafio 52 semanas

Guardar as moedas

Aquelas moedinhas do troco das compras rendem um bom valor ao final de um ano. Faça um cofrinho legal, de preferência de algum tipo que dê para ver a evolução ao longo do período. Um exemplo legal de cofre está rolando na internet, onde um galão de água de 20 litros virou um descolado cofre e vários viajantes aderiram à ideia.

Ao final de um ano você vai se surpreender como as suas moedinhas viram um montante considerável e vão ajudar muito na sua viagem.

Manter o foco

Não é tão simples assim manter todos esses hábitos o tempo todo, mas é importante que você mantenha o foco e incorpore essas 10 dicas práticas para economizar no seu dia a dia, assim o processo de viajar mais vai acontecer naturalmente. E, se por acaso você escorregar em algum item, não se preocupe, o importante é retomar a rota e continuar com o propósito que fez você começar tudo isso.

Quando sua viagem acontecer, você vai perceber que todo o seu esforço valeu e que, de fato, vale a pena incorporar todas essas dicas de economia para que virem hábitos. Assim, sempre haverá viagem dos sonhos sendo realizadas e novas viagens sendo programadas.

Agora, quero saber, qual dessas dicas você já aplica no seu dia a dia e se tem alguma outra dica para compartilhar comigo e leitores desse blog. Deixe aqui embaixo nos comentários.


Aproveite e me siga no Instagram @viagensefeminices e demais redes sociais para ver minhas dicas de viagens em primeira mão.

Leia também:

7 dicas para comprar passagem aérea barata

Autor

4 Comments

  1. Nooossa, como uso essa de vender coisas que não me servem mais (ou não uso mais)! rs
    Dicas mt mt valiosas So! Utilizo varias pra viajar mais tambem. Obrigada por compartilhar!!

    • Soraia Reply

      Sim, Temos que nos virar com o que temos pra viajar mais e mais!

      Obrigada, Ju.
      Beijo!

  2. Adorei o post! Aqui em casa a gente já faz bastante coisas da lista, mas vamos aderir as outras três que não fazíamos: a planilha com os gastos fixos, ter uma conta exclusiva pra viagem e vamos adotar a técnica do deposito semanal!!! Enquanto isso vamos planejando a trip!!! hahah ;p

    • Soraia Reply

      Ah, com certeza essas 3 iniciativas vão ajudar vocês a viajar ainda mais!
      Já quero acompanhar tudo!

      Beijos,

Deixe seu comentário

Pin It