Fazer um bate e volta em Holambra é perfeito para quem é de São Paulo ou região, pois, da cidade de São Paulo, Holambra fica há apenas 130 km, cerca de 2 horas de carro. O que facilita e muito o passeio de bate e volta.

Holambra, no interior do estado de São Paulo, é uma cidade belíssima, limpa, bem cuidada e que remete muito à Holanda. Então, vale muito a pena esse passeio para sentir o gostinho da Europa, sem sair do país.

Nesse post vou detalhar o meu passeio de bate e volta em Holambra, feito em janeiro de 2019, para facilitar o seu planejamento e, assim, incluir uma visitinha na cidade das flores.

Vamos lá.

Como Chegar

Como citei acima, Holambra fica há cerca de 130 km da cidade de São Paulo. Então, você pode optar em chegar lá das seguintes maneiras:

Carro

Uma maneira bem prática é o carro, pois em cerca de 1 hora e meia você já está na cidade e pode explorar a cidade da maneira que achar melhor. Foi a maneira que fiz o meu bate e volta e recomendo.

Ônibus

A rodoviária de Holambra recebe diariamente ônibus vindos das cidades de Campinas, Mogi Mirim e Artur Nogueira. Porém, é possível sair das diversas rodoviárias de São Paulo ou região com destino às cidades de Mogi Mirim ou Mogi Guaçu e descer após o cruzamento que liga Holambra à Santo Antônio da Posse. Desse ponto, basta pegar um taxi para a rodoviária de Holambra.

Para maiores informações sobre como chegar à cidade de ônibus, consultar o Portal de Holambra

Melhor época para visitar

Eu fui no mês de janeiro e achei a cidade tranquila, sendo possível fazer todos os principais passeios sem excesso de turista. Achei uma época ótima, porém bem quente, afinal Holambra está no interior do estado, onde o calor é mais intenso. Então, se você não suporta calor excessivo, recomendo visitar a cidade de maio a julho onde as temperaturas estão mais amenas.

Abaixo vou deixar o calendário com os principais eventos da cidade, mês a mês:

• Fevereiro: Carnaflores
  • Março: Corrida na lama
  • Abril: Abertura das Estufas/ Holambra noivas e festas/ Dia do rei e corrida do rei
  • Maio: Festival ecoa / Gincana das charretes
  • Junho: Trekker Trek/ Hortitec
  • Julho: Enflor e Garden fair/ mostra de veículos antigos
  • Agosto: Mercado das Pulgas
  • Setembro: Expoflora – Maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina
  • Outubro: Aniversário da cidade
  • Novembro: Corrida do chopp/ Festa de São Nicolau
  • Dezembro: Noeland

Para mais detalhes sobre cada um desses eventos, acesse Portal de Holambra

Onde Comer

Na minha estadia em Holambra almocei no Restaurante Do Clube, que fica bem no centro da cidade, Alameda Maurício de Nassau, 85. Esse restaurante serve uma comida caseira bem saborosa, com um preço justo.

Um roteiro de bate e volta em Holambra deve contemplar os maravilhosos doces holandeses. Para isso, recomendo a confeitaria Zoet em Zoet, muito tradicional na cidade.

Experimentei o doce de Rosas, que é muito famoso na cidade e recomendo.

Doce de Rosas

Não deixe de levar pelo menos 1 pacote das famosas Stroopwafels desse local. Comprei um pacote só e me arrependi. Uma delícia e com preço ótimo.

Se quiser mais indicações de restaurantes e docerias pela cidade, acesse Portal de Holambra:

O que fazer

Portal de Holambra

Bate e volta Holambra

Chegando na cidade, o primeiro local para parar e tirar algumas fotos é o Portal de Holambra. Linda construção que dá as boas vindas a todos os que lá chegam. Tire lindas fotos e siga viagem.

Moinho Povos Unidos

Moinho dos Povos Unidos

Cópia idêntica dos moinhos da Holanda, é considerado o maior moinho ativo da América Latina, com 38,5 metros de altura, e foi construído por um autêntico holandês, o arquiteto Jan Heidra, que construiu e reformou aproximadamente 400 moinhos.

A visita no moinho é rápida e é possível acessar 6 dos seus 10 andares, sendo cada andar dedicado a mostrar particularidades e curiosidades dos moinhos pelo mundo e também alguns andares dedicados apenas ao Moinho Povos Unidos. Não deixe de visitar o quarto andar onde fica o moinho em si e onde a farinha é ensacada, além do deck de observação com uma bela vista da cidade de Holambra.

• Funcionamento: Quarta a domingo das 10:00 às 17:00
  • Valor: R$ 10,00 | Meia entrada para estudantes e idosos | Entrada fraca para moradores de Holambra, mediante apresentação do cartão cidadão.
  • Saiba mais sobre o Moinho AQUI

LEIA TAMBÉM: Retrospectiva de viagens 2019

Passeio pelas produções de flores

Fiz o passeio pelas fazendas de flores e city tour com a empresa Real Receptivo Holambra.

O passeio foi reservado via WhatsAPP, onde o profissional da empresa me explicou que saem passeios diários às 09:30, 11:30, 14:00 e 16:00. O passeio tem duração de aproximadamente 2 horas e está incluído visita à uma produção de gérbera e crisântemos, além do City tour pelos principais pontos da cidade.

Reservei o horário das 11:30 e o ponto de encontro é no Moinho Povos Unidos, onde o pagamento de R$ 45,00 por pessoa foi efetuado (preço de janeiro de 2019). São aceitos cartões de débito e crédito.

No horário marcado, uma van com ar condicionado nos esperava para iniciar o passeio. O passeio iniciou com o city tour pelos principais pontos da cidade, onde o guia nos informou curiosidades e particularidades de cada um deles, além de indicar os melhores restaurantes e docerias da cidade.

Na sequência visitamos 2 fazendas com lindas produções de gérbera e crisântemos das mais variadas cores e tamanhos e, na última fazenda visitada, tivemos a sorte de, fora de época, pegar um campo de girassol florido. Aproveitei e tirei muitas fotos!

Bate e volta em Holambra
Passeio pela fazenda de flores

O passeio finaliza retornando ao Moinho dos Povos unidos pontualmente 2 horas depois. Recomendo muito a empresa e o passeio!

Museu de Holambra

Holambra

Conta em detalhes, através de centenas de fotos, toda a história dessa cidade, fundada pelos holandeses em 1948.

Tirei fotos apenas externas, mas recomendo visitar.

• Funcionamento: Sábado, domingos e feriados das 10:00 às 17:00
  • Valor: R$ 5,00 | Meia entrada (R$ 3,00) para estudantes, professores e idosos
  • Saiba mais sobre esse passeio AQUI.

Letreiro de Holambra

Bem em frente ao Parque Van Gogh fica o florido letreiro de Holambra. Vale a pena parar e tirar algumas fotinhos.

Parque Van Gogh

Bate e volta em Holambra

Inaugurado em setembro de 2018, o Parque Van Gogh que homenageia o pintor holandês, com muitas réplicas de suas obras em exposição.

É um parque lindo e muito bem cuidado, instalado na orla dos chalés, às margens do Lago do Holandês.

Lindo lugar para apreciar a natureza, ver as exposições e descansar à beira do lago.

Esse foi o meu passeio de bate e volta em Holambra.

Me conta, aqui embaixo nos comentários, se você já conhece a cidade ou se esse post o animou a conhecer.

Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva realizada por um grupo de blogueiros de viagem, onde cada um escreveu sobre sua experiência sobre o tema “viagem de bate e volta”.

Confira abaixo os posts dos demais participantes:

Aproveita e me segue no Instagram @viagensefeminices, e nas demais redes sociais, para ficar por dentro das minhas dicas de viagem em primeira mão.

Autor

16 Comments

1. Que lindo!! Eu já pensei várias vezes ir em Holambra, moro perto, falta organização. Agora seu post me animou ainda mais!!

Ah, você tem que ir!
      É realmente um pedacinho da Holanda perto da gente!

2. Adorei o post, tudo muito bem explicado. Puder perceber que não fui em muitos locais bacanas em Holambra… preciso voltar! Parabéns!

• Soraia Reply

Sim, Holambra tem muitas atrações! Em cada mês do ano tem uma atração diferente.
      Quero ir na Expoflora na próxima visita.

3. Nossa, preciso voltar a Holambra, tem atração nova!!
    Uma das vezes que fui foi durante a expoflora. A cidade fica muito cheia e não dá para aproveitar direito. Se for nessa época, minha dica é evitar os finais de semana.

• Soraia Reply

Eu fui em Janeiro e a cidade estava bem tranquila. Ótimo assim que da pra conhecer tudo com calma, né?
      Mas quero voltar um dia na Exploflora também.

4. Daniela Marin Reply

Adorei o roteiro! Sempre ponho Holambra na lista e acabo não indo…fica perto para mim! Agora animei mais ainda vendo essas fotos e dicas!

• Soraia Reply

É um cidade linda e bem cuidada!
      Vale muito a pena o passeio, você vai curtir muito!

5. Olá Soraia, você sabe se tem alguma área de camping por lá? Para pessoas que tem barracas e quer visitar a cidade, Que é o meu caso. Sabe sobre valores ou algum lugar que seja pago?

Olá Lenilson,
      Em um rápida pesquisa pelo google, não encontrei nenhum camping na cidade de Holambra, mas encontrei alguns na cidade de Artur nogueira que é uma vizinha à Holambra.

Vale a pena aprofundar a busca.

6. Rosana Prazeres Santos Reply

Vou em junho pra sampa ficarei em Alfaville, é acessível pra ir até lá

• Soraia Reply

Olá Rosana, se você estiver de carro é super acessível. Praticamente o mesmo caminho que eu fiz, saindo de Osasco/ SP.
      Se não estiver de carro, é possível ir de ônibus, conforme expliquei no post.

Beijos,

7. Adorei o post. Holambra está nos meus planos há tempos, mas pensava que visitar a cidade só era legal na época da Expoflora. E como não gosto de multidão, acabo adiando a visita. Agora já sei que posso ir em qualquer época do ano. Vou me programar pra visitar também. Beijos

• Soraia Reply

Fico feliz que gostou, Cecilia.
      Eu fui totalmente fora da Expoflora e amei. Acho que para uma primeira visita é ideal ir fora dessa época, para aproveitar melhor a cidade.

8. Sou louca para conhecer essa cidade! E depois de ler esse post, fiquei mais louca ainda! Para visitar as flores têm que ser por alguma agência ou é possível fazer por conta própria?

• Soraia Reply

Oi Fefa, que ótimo que o post a animou a conhecer. É uma cidade linda, vale a pena conhecer.
      Nas fazendas de flores maiores, somente com agência.