Brasileiros precisam de visto ou autorização eletrônica de viagem – eTA – para adentrar em terras canadenses, portanto, nesse post vou detalhar como emitir o eTA – Eletronic Travel Authorization e tudo que precisa saber sobre essa autorização de viagem.

Vem comigo!

INFORMAÇÕES SOBRE O eTA

Desde maio de 2017, o governo canadense incluiu o Brasil no programa de autorização eletrônica de viagem, o eTA (eletronic Travel Authorization), que autoriza a entrada de turistas que viajam para o Canadá, e tem sua entrada no país por via aérea, sem a necessidade de um visto canadense. Entretanto, para emitir o eTA, é preciso ser elegível às regras do programa, que são:

  • Ter possuído um visto canadense nos últimos 10 anos OU
  • Possuir um Visto Americano válido

Caso não esteja elegível para emissão do eTA, será necessário a aplicação para o visto canadense. Nesse caso, visite o site do Governo do Canadá para maiores informações.

Os turistas que se enquadram nesses requisitos, estarão aptos para solicitar a Autorização Eletrônica para viajar – eTA, dispensando, portanto, a necessidade do visto canadense.

 Documentação Necessária

  • Passaporte válido;
  • Visto Americano válido ou visto canadense emitido nos últimos 10 anos;
  • Cartão de crédito ou débito com autorização para transação internacional, pois a cobrança será em dólar;
  • E-mail válido, pois será o meio para receber a sua autorização de viagem.

Valor

7 dólares canadenses (não reembolsáveis) que serão cobrados diretamente no cartão de crédito ou débito cadastrados no formulário.

Validade da autorização

Até 5 anos, de acordo com a validade do seu passaporte, portanto, se o seu passaporte expirar antes de 5 anos, automaticamente o eTA expirará na mesma data. Sendo necessária a solicitação de um novo eTA, caso precise viajar novamente para o Canadá.

PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DO eTA

Com todos os documentos necessários em mãos, é hora de acessar o site do governo canadense, na página de solicitação do eTA.

Formulário para emissão do eTA
Formulário eTA

O preenchimento do formulário é rápido e simples, porém todas as perguntas estarão em inglês ou francês, línguas oficiais do Canadá.

O Formulário é composto de perguntas pessoais, breves informações da viagem, informações empregatícias, informações de contato: telefone e e-mail (ao responder essa pergunta você deve responder se quer ser contatado em inglês ou francês), informações sobre documentação, perguntas de segurança e, por fim, direcionado para realizar o pagamento da taxa de 7, 00 dólares canadenses.

Após aprovação do pagamento, uma nova página informará que você receberá uma mensagem por e-mail e que é necessário verificar, inclusive, a caixa de SPAM.

APROVAÇÃO DO eTA

Logo após a aprovação do pagamento referente à taxa do eTA, a autorização de viagem para entrada no Canadá chegou no meu e-mail, foi praticamente instantâneo.

Porém, em alguns casos, o procedimento de aprovação pode demorar até alguns dias. Consulte sempre sua caixa de e-mail e a caixa de SPAM.

UTILIZANDO O eTA

Utilizei o eTA pela primeira vez em Outubro/2019. Ao tentar fazer o check in online para o embarque para o Canadá não consegui efetivá-lo, o que me fez chegar ainda mais cedo no aeroporto, para resolver qualquer possível questão.

Ao tentar efetivar o check in nas máquinas de pronto atendimento, novamente, houve um bloqueio e acionei a funcionária da companhia aérea que prontamente me auxiliou e disse que esse é o procedimento correto, todos os casos onde o passageiro voa com o eTA, a cia aérea deve fazer a conferência pessoalmente. Logo após sua conferência, o meu check in foi autorizado e embarcamos normalmente.

Tivemos uma conexão nos Estados Unidos, na cidade de Chicago, e lá fizemos imigração normalmente e, ao chegar no Canadá, fizemos imigração e não tivemos qualquer questão adicional.

Um ponto de atenção, que deve ficar no radar dos viajantes que desejam sair do Canadá e retornar por outro meio que não seja via aérea, é confirmar em todas as imigrações que passar até entrar no Canadá se os agentes carimbarão o seu passaporte. Segundo pesquisas, apenas com o carimbo no passaporte, você poderá entrar no Canadá por qualquer via, não tendo mais a obrigatoriedade de ser via aérea.

Nós não saímos do Canadá na nossa viagem, mas fica o alerta para aqueles que vão passar por outros países e depois retornar ao Canadá.


Espero que esse post o auxilie na sua futura viagem, comenta aqui embaixo se você tem planos de emitir o eTA para realizar essa viagem ao Canadá.

Aproveite e me siga no Instagram @viagensefeminices, e demais redes sociais, para aproveitar em primeira mão as minhas dicas de viagem.


Leia também:

Como tirar o visto americano em 2019

Como tirar o Passaporte – Passo a passo

Autor

Deixe seu comentário

Pin It