Brasileiros necessitam de visto americano para entrar nos Estados Unidos e, como o processo para aplicação desse visto envolve algumas etapas, detalharei nesse post o passo a passo para você tirar o visto B1/B2, que é o visto para turismo ou negócio.

Existem vários tipos de vistos americanos. Dessa forma, o propósito da sua viagem e outros fatores determinarão que tipo de visto é exigido pela lei de imigração americana. Para saber mais sobre todos os tipos de vistos americanos disponíveis, veja detalhes no site das embaixadas e consulados dos Estados Unidos no Brasil.

INFORMAÇÕES SOBRE O VISTO B1/B2

Validade

O visto americano tem duração de até 10 anos. Digo até, pois pode ocorrer de o seu visto vir com uma validade inferior. O que é incomum, porém pode ocorrer.

Antecedência requerida para solicitar o visto

A Embaixada Americana sugere que os brasileiros iniciem a aplicação do seu visto americano o quanto antes. O ideal é que inicie o processo com uma antecedência mínima de aproximadamente 6 meses da sua viagem.

IMPORTANTE: 1. A embaixada Americana não recomenda que quaisquer itens relacionados à viagem para os Estados Unidos, como passagem aérea, hotel, etc, sejam comprados antes do seu visto americano ser aprovado; 2. É imprescindível ter um passaporte válido, para iniciar o processo para aplicação do visto americano.

Caso ainda não tenha, não deixe de ler o artigo: Como tirar o Passaporte – Passo a passo – 2019.

PROCEDIMENTO PARA APLICAÇÃO DO VISTO

Preenchimento do formulário DS-160

O primeiro passo para solicitar o visto americano é preencher o formulário DS-160, disponível no Site .

Formulário para aplicação do visto americano
Formulário DS-160

Ao clicar no site, a primeira etapa é selecionar o país, juntamente com uma das 5 capitais brasileiras onde você prefere realizar todo o processo do visto (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Belo Horizonte ou Porto Alegre). Será nessa capital que você irá presencialmente coletar dados biométricos (digitais e foto), bem como realizar a entrevista junto ao Consulado Americano.

Na sequência, após selecionar o país e capital, clicar em “Start an Application” e iniciarão as perguntas que compõe do formulário.

O Formulário é composto de perguntas pessoais, informações da viagem, informações de contato nos Estados Unidos, Informações de sua família (Pai e mãe), informações educacionais e empregatícias, perguntas de segurança e, a partir de junho de 2019, também podem ser solicitadas as suas redes sociais utilizadas nos últimos 5 anos.

Todas as perguntas são feitas em inglês, porém caso não tenha domínio da língua, basta clicar ao lado da pergunta, no ícone de auxílio, que abrirá uma caixa com as perguntas traduzidas para o português. As respostas devem ser adicionadas em inglês.

O processo de preenchimento do formulário deve ser feito com muita atenção e honestidade nas respostas. A medida que for adicionando as respostas, vá salvando, pois do contrário, em caso de perda de conexão, terá que iniciar todo o processo novamente.

O preenchimento do formulário leva aproximadamente 1 hora e, como já citado, seja o mais transparente possível nas informações passadas no formulário, pois caso haja divergência de informações entre formulário e entrevista presencial, as chances do seu visto ser negado aumentam consideravelmente.

Por isso, revise várias vezes as informações para não ter nenhum erro, inclusive, de digitação.

Lembre-se de salvar o formulário ao final do preenchimento, pois este é um documento obrigatório para levar impresso nas próximas etapas.

Pagamento da Taxa MRV

A taxa para o visto B1/B2 é U$ 160 que, no câmbio do dia que estou escrevendo o post, convertido fica em torno de R$ 672,00.

A taxa de solicitação para o visto dos Estados Unidos é:

  • Não reembolsável, ou seja, mesmo que tenha o seu visto negado, você não tem o direito de solicitar o estorno do valor;
  • Não transferível, ou seja, não é possível passar a aplicação de visto para outra pessoa;
  • Vence após 1 ano.

Existem 2 maneiras para pagamento dessa taxa: 1. Boleto bancário e 2. Cartão de Crédito internacional.

Como o pagamento em boleto bancário, é necessário esperar a compensação do pagamento, que pode demorar até 2 dias úteis, para conseguir realizar o próximo passo que é o agendamento no CASV e entrevista junto ao Consulado Americano, já com o pagamento no cartão de crédito internacional, o seu pagamento é compensado automaticamente e os agendamentos podem ser realizados de imediato.

Importante guardar o comprovante de pagamento da taxa, pois será necessário levá-lo na próxima etapa do CASV e, recomendável, levar no dia da entrevista no Consulado Americano.

Agendamento CASV e Entrevista no Consulado Americano

A partir da confirmação da taxa de pagamento, é possível agendar sua ida ao CASV – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto – e entrevista no Consulado Americano. É possível realizar o agendamento pelo Callcenter, veja telefones de cada capital aqui.

Para agendamento, esteja com passaporte, formulário DS-160 impresso e comprovante de pagamento da taxa MRV.

Ida ao CASV – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto

Após o agendamento, o próximo passo é comparecer, no dia e horário agendados, ao  CASV escolhido para coleta de dados biométricos (impressão digital e foto). A foto tirada nesse dia, será a foto que aparecerá em seu visto americano, caso este seja aprovado.

Documentos necessários: Passaporte atual válido, página de confirmação do formulário DS-160 impressa, página de confirmação de agendamento CAVS e entrevista no consulado.

Ida à entrevista no Consulado Americano

A última parte do processo é comparecer, no dia e horário agendados, ao Consulado Americano escolhido, para entrevista presencial.

A entrevista no consulado é a parte mais temida de todo o processo e que causa ainda muitas dúvidas nos solicitantes. A melhor dica, portanto, é manter a calma e falar a verdade de maneira clara e objetiva, validando tudo o que foi adicionado no formulário DS-160.

Atualmente, o número de brasileiros com visto negados é cada vez menor e a possibilidade de negarem o seu visto, se não tiver nada errado, é bem pequena.

É sempre bom lembrar que, caso vá realmente fazer uma viagem a turismo, não há o que temer, uma vez que o turismo movimenta a economia do país e muitas cidades tem o turismo como principal fonte de renda. Então o turista é, sim, muito bem-vindo no país!

Para facilitar, a entrevista pode ser realizada totalmente em português, pois todos os cônsules falam a nossa língua.

No dia da entrevista seja pontual e vá munido de passaporte e formulário DS-160 e/ou comprovante de agendamento da entrevista do visto americano.

Além disso, leve toda a documentação que julgar necessária para comprovar tanto o que já adicionou no formulário DS-160, como para comprovar fortes vínculos com o Brasil.

A embaixada Americana não libera uma lista de documentos específicos, mas abaixo estão algumas sugestões de documentos para serem levados no momento da entrevista com o consulado:

  • Carteira de trabalho;
  • Carta de empregador;
  • Últimas declarações de Imposto de Renda;
  • Holerite, dos últimos 3 meses;
  • Extrato bancários, dos últimos 3 meses;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Comprovante de bens em seu nome (casa, carro);
  • Outros bens ou Rendas;
  • Declaração de matrícula em cursos;
  • Declaração de frequência escolar;
  • Entre outros que julgar necessário.

O cônsul, entre outras coisas, avaliará o motivo da sua viagem, se possui recursos financeiros para arcar com os custos da viagem e se possui fortes vínculos no Brasil, que o farão retornar após a viagem.

Ao final da entrevista, o cônsul lhe informará se o seu visto foi aprovado ou não.

Entrega do passaporte com visto americano

Em caso de visto aprovado, o seu passaporte ficará na embaixada americana para confecção do visto, que leva aproximadamente 7 dias úteis.

O passaporte com o seu visto americano poderá ser entregue na sua residência, sem custo adicional, ou retirado no CASV pré-escolhido.


Com o visto americano em mãos, uma infinidade de possibilidade de viagem se abre no horizonte, vejam algumas possibilidades nos posts abaixo:

Aproveite e me siga no Instagram @Viagensefeminices, e demais redes sociais, para seguir todas as minhas dicas de viagens em primeira mão.

Autor

Deixe seu comentário

Pin It