Tirar o passaporte é o primeiro passo para que você esteja apto a fazer viagens internacionais para América do Norte, Europa, Ásia, Oceania, África e alguns países da América do Sul, que não fazem parte do Mercosul.

Nesse post vou detalhar o passo a passo para tirar esse documento tão libertador e, tem uma boa notícia, o processo é MUITO tranquilo e fácil.

Vamos lá!?

QUEM PODE SOLICITAR O PASSAPORTE?

O passaporte comum pode ser solicitado por qualquer pessoa que:

  •  Seja brasileira;
  • Esteja em situação eleitoral regular;
  • Se homem, esteja regular e quite com o Serviço Militar obrigatório;
  • Não seja procurada;
  • Não seja impedida de sair do país pela justiça;
  • Consiga reunir todos os documentos ORIGINAIS exigidos.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

  • Documento de identificação: Cédula de identidade (RG), Carteira funcional expedida por órgão público, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação, acompanhada de outro documento original que comprove o local do seu nascimento.

ATENÇÃO: Menores de 12 anos podem apresentar a Certidão de Nascimento em substituição aos documentos citados acima;  Caso seu nome ou sobrenome tenha sido alterado, por razão de casamento, separação ou divórcio, deve apresentar, além do documento de identificação, todas as certidões de casamento e divórcio com as devidas averbações.

  • CPF: Caso o número do documento conste na Cédula de identidade, Carteira de Trabalho ou CNH, não é necessário apresentar documento original;
  • Certificado de Naturalização para os naturalizados;
  • Passaporte anterior (válido ou não), caso possua;
  • Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU;
  • Autorização para menores de 18 anos, se for o caso.

Atualmente não é mais necessário apresentar Título de Eleitor, comprovante de votação ou de Serviço Militar (no caso de homens). Contudo, é imprescindível que sua situação esteja regular com a Justiça Eleitoral e Serviço Militar, pois será realizada uma checagem no momento de solicitação do passaporte.

Caso haja qualquer divergência, poderá ser solicitado Título de Eleitor, comprovante de votação ou de Serviço Militar.

Verifique sua situação no TSE.

Maiores informações sobre documentação no site da Polícia Federal .

PREENCHIMENTO DA SOLICITAÇÃO

No site da Polícia Federal, o interessado deverá preencher o formulário eletrônico de solicitação

O preenchimento do formulário é bastante simples e serão solicitados dados pessoais, documentos e informações profissionais.

Formulário eletrônico de Solicitação

Formulário eletrônico de Solicitação

Formulário eletrônico de Solicitação

Após o preenchimento, revise com atenção todos os dados inseridos no formulário, antes de enviá-lo. Caso haja erros, e eles forem notados apenas posteriormente, a entrega do seu passaporte poderá atrasar e, pior, caso eles não sejam notados, podem impedir sua viagem!

PAGAMENTO DA TAXA

Após conclusão do formulário eletrônico de solicitação, será gerada a Guia de Recolhimento da União – GRU.

Atualmente, a taxa para concessão do passaporte comum é de R$ 257,25 onde, para solicitantes a partir de 18 anos, sua validade é de 10 anos.

Para consultar demais tipos de validade do passaporte, clique aqui

Após pagamento, o sistema levará até 72 horas para compensação bancária.

AGENDAMENTO DO ATENDIMENTO

Feita a compensação bancária, é hora de realizar o agendamento eletrônico para ida a um dos postos da Polícia Federal.

No link acima, você deverá informar quantas solicitações você quer agendar. Caso esteja realizando a solicitação de passaportes para a família toda, é possível realizar somente 1 agendamento, para até 6 pessoas, porém todas já devem ter preenchido o formulário eletrônico e realizado o pagamento da GRU.

Agendamento Eletrônico

Agendamento Eletrônico

Na sequência, após adicionar CPF, número de protocolo e data de nascimento, o sistema indicará as cidades e postos disponíveis, bem como os horários livres em cada um deles.

IDA AO POSTO DA POLÍCIA FEDERAL

No dia e horário agendados, compareça ao posto da polícia Federal escolhido no momento do agendamento eletrônico, munido de toda documentação original listada no item 1, que se aplicar a você.

Feita a triagem inicial, você receberá uma senha que será utilizada para coleta de impressões digitais, foto e conferência dos dados.

Confira os dados com muita atenção!

Ao final, você receberá um protocolo com a data prevista de entrega do seu passaporte, normalmente é de 1 semana, você poderá consultar o andamento da confecção deste, nessa página:

RETIRADA DO PASSAPORTE

No prazo acordado, compareça ao mesmo posto da Polícia Federal para fazer a retirada do passaporte, munido do protocolo e cédula de identidade original.

Lembre-se: Passaportes não retirados no prazo de 90 dias serão cancelados.

Caso tenha ficado alguma dúvida, o site da Polícia Federal possui um FAQ com as dúvidas mais frequentes no processo de solicitação do passaporte, vale a pena dar uma olhada!


Agora, é só escolher um destino internacional e arrumar as malas! Para te ajudar nesse processo, visite o post: 7 dicas infalíveis para conseguir uma passagem barata.

Aproveite e me siga no Instagram @Viagensefeminices, e demais redes sociais, para seguir todas as minhas dicas de viagens em primeira mão.

Autor

Deixe seu comentário

Pin It