Muitas mulheres acham que ter cuidados com a pele em viagens é algo muito trabalhoso e, por esse motivo, acabam abandonando suas rotinas de skincare durante as férias ou, até mesmo, em viagens mais curtas.

Nesse post eu e Eugênia, do instagram @aloucadabeaute que é totalmente focado em dicas de belezas com foco em skincare, vamos desmistificar isso e mostrar que uma rotina de cuidados com a pele em viagens pode ser um momento prático e de bem-estar, que começa antes mesmo de embarcar e deixarão sua pele bonita e radiante por toda a viagem e, também, após o término dela.

IMPORTANTE: Lembrem-se sempre de consultar o seu dermatologista!

Vamos conferir?!

Antes da viagem

Para manter uma pele saudável e viçosa, os cuidados básicos com limpeza, hidratação e proteção são essenciais e tais cuidados devem ser mantidos antes da viagem, a fim de deixar sua pele forte para as possíveis alterações de temperatura no destino, longas horas de voo, etc.

Além disso, é importante beber muita água para manter os níveis de hidratação do corpo e pele saudáveis.

Um dia antes da sua viagem, se possível, inclua na sua rotina de cuidados com a pele, uma máscara facial hidratante para potencializar o efeito na pele, já pensando na perda de umidade que ocorre durante os voos.

No voo

Cuidados com a pele em viagens
Foto: Pinterest

Por conta da pressurização do ar, as cabines dos aviões possuem ar muito secos, o que naturalmente podem causar grande ressecamento na pele, portanto, manter cuidados básicos focados na hidratação fazem toda diferença.

Os cuidados com a pele em viagens requerem praticidade, especialmente durante o voo! Dessa forma, é altamente recomendado que sejam levados, sempre que possível, produtos em formato de miniatura ou amostras, para reduzir o volume na mala e também para que os produtos sejam aderentes à mala de mão, ou seja, menores de 100ml. Dessa forma, são evitados problemas com as restrições de líquidos na cabine do avião, além de evitar excesso de volume na sua necessaire.

A Caudalie possui alguns kits, em tamanho viagem, excelentes!

Vamos ao passo a passo dos cuidados com a pele, durante o voo:

Limpeza

O primeiro passo nos cuidados! Nos voos longos, toda aquela produção para o embarque precisa, sim, ser retirada! A maquiagem pode obstruir os poros e deixar sua pele ainda mais seca. Nessa etapa, você pode optar por:

  • Lencinho demaquilante: Em questão de praticidade, essa é a opção perfeita, especialmente se for embalagem em tamanho viagem, que vem de 8 a 10 lencinhos;
  • Água micellar e algodão;
  • Gel de limpeza facial.

Hidratação Face

Nesse momento, hidratar a pele é o foco, vamos repetir isso muitas vezes! Após a limpeza da pele, com os produtos escolhidos, aplique uma generosa camada de hidratante no rosto. Sempre importante dar maior atenção às áreas sensíveis, como os olhos. Reaplique o hidratante sempre que achar necessário.

O ideal é escolher um hidratante bem potente! Sugerimos como opções  da Embryolisse ou Moisture Surge, da Clinique.

Se você quiser potencializar ainda mais a hidratação da face, pode investir em uma boa sheet mask. Recomendamos as máscaras das marcas Garnier, Neutrogena, Vichy, entre outras.

Cuidados com a pele em viagens
Foto: Pinterest

Hidratação Lábios

Hidratar os lábios é tão importante quanto hidratar a face, então recomendamos lip balm ou lip mask BEM concentrados.

Para potencializar a hidratação dos lábios, os lip balms que contenham manteiga de karité em sua fórmula são altamente recomendados.

DICAS EXTRAS: Água termal é uma aliada na hidratação e a versão de 50ml é perfeita para ser sua companheira na cabine. Além disso, não esqueça de se hidratar, bebendo água a cada 1 hora.

Durante a viagem

Fim do voo e início definitivo da viagem. Agora é importante manter os cuidados e rotina com a pele. Mesmo que seja uma rotina reduzida da qual esteja habituada, ela já suprirá minimamente os nutrientes que sua pele precisará para se manter saudável.

Destinos quentes

Em destinos quentes, a tendência natural de todos os tipos de pele é ficar um pouco mais oleosa que o normal. Então, especialmente se sua pele já for oleosa ou mista, invista em cuidados para minimizar a produção de óleo na pele.

Como já mencionado acima, tanto na rotina matinal, como na rotina noturna, é importante manter, ao menos, os 3 passos básicos para cuidar da sua pele durante a viagem: Limpeza, Hidratação e proteção.

Limpeza: Limpe sua pele com sabonete específico para seu tipo de pele ou utilize água micelar. Existem algumas versões no mercado que auxiliam no controle da oleosidade, como a água micelar da Bioderma sebium.

Hidratação: Textura gel creme é ideal para destinos quentes, uma vez que não vai pesar na pele e será facilmente absorvida.

Proteção: Não economize no protetor solar e reaplique-o a cada 3 ou 4 horas, dependendo da sua exposição solar. Outra opção para repor a proteção, é utilizar pó facial com proteção solar, que além de proteger, vai retocar sua maquiagem.

DICA EXTRA: Em destinos quentes, é sempre uma excelente opção ter na bolsa uma água termal para borrifar na pele de vez em quando, para que ela mantenha os níveis de hidratação saudáveis. Além disso, hidrate-se: beba muita água, sucos naturais, água de coco, etc. Todos esses estímulos saudáveis, inclusive na alimentação, auxiliarão a manter os níveis de hidratação corretos da pele, mesmo nos dias mais quentes.

Destinos Frios

Em destinos frios, a tendência natural da pele é ficar mais ressecada que o normal. Então, especialmente se sua pele já for seca, invista em cuidados para a pele manter a umidade natural.

Os 3 passos básicos de cuidados com a pele: Limpeza, Hidratação e proteção devem ser mantidos, tanto na rotina matinal, como na rotina noturna.

Limpeza: Limpe sua pele com sabonete específico para seu tipo de pele.

Hidratação: Se a sua pele for seca, ou estiver mais ressecada que o normal, opte por hidratantes com textura mais densa, que auxiliarão a devolver a umidade necessária para a pele.

Proteção: Mesmo no frio não se deve descuidar do protetor solar, pois os raios UVA e UVB possuem alta incidência mesmo nos dias que o sol está encoberto ou, até mesmo, chovendo.

DICA EXTRA: A temperatura da água na qual vai tomar banho deve ser no máximo morna. Banhos muito quentes podem afetar a barreira cutânea, que é uma espécie de “capa” que protege a pele de problemas como infecção, proliferação de bactérias e desidratação.

Depois da viagem

Após o término da viagem, retome sua rotina de cuidados com a pele normalmente, lembrando sempre de seguir, ao menos, os 3 passos básicos: Limpar, hidratar e proteger sua pele, para mantê-la saudável.

Após voos longos, é sempre interessante fazer um SPA DAY em casa, tire um momento para hidratar os cabelos, fazer as unhas e, claro, caprichar nos cuidados com a pele. Nesses dias de cuidados mais direcionados, uma esfoliação na face e uma máscara são sempre muito bem-vindas, especialmente depois de uma viagem.

Cuidados com a pele em viagens
Fotos: Pinterest

Essas foram nossas dicas para manter os cuidados com a pele em viagens. Nos conte quais são os cuidados que você já faz durante as viagens e quais vai passar a adotar, a partir de agora.


Não esqueça de nos acompanhar no Instagram, para aproveitar nossas dicas em primeira mão:

Soraia – @viagensefeminices

Eugênia – @aloucadabeaute

Autor

Deixe seu comentário

Pin It