Nós, viajantes, não vemos a hora de fazer a mala e, enfim, partir para uma nova viagem, mas o que muitos querem saber é quais destinos pós Pandemia serão possíveis.
Existem ainda muitas dúvidas sobre esse assunto e quais as possibilidades de viagens que poderemos acessar pós Pandemia, entretanto, alguns pontos já estão claros e foram inclusive definidos como tendências para o turismo nacional no “novo normal”, como: destinos nacionais e não muito distantes da residência.
Se quiser saber mais leia sobre esse assunto, leia: 5 Tendências de viagens pós Pandemia.
Pensando em facilitar o seu planejamento de viagem, nos primeiros destinos pós Pandemia, nesse post detalho 5 destinos deliciosos para fazer um bate e volta, saindo de São Paulo e região.
Vamos conferir?
Destinos pós Pandemia
Holambra
A cidade de Holambra fica há cerca de 130 quilômetros da capital São Paulo, o que é uma excelente distância para uma viagem de bate e volta.
A cidade possui muitos eventos durante todo o ano, sendo que o mais famoso é a Explora, que acontece geralmente no mês de setembro.
Importante: Devido a Pandemia do Coronavírus, em 2020, os eventos na cidade sofreram alterações ou cancelamentos. Consulte agenda atualizada aqui.
Além dos eventos, existem muitas atividades ao ar livre para serem realizadas na cidade, como parques, observar a arquitetura típica holandesa e até conhecer uma fazenda com Campos de Flores.
Além disso, a cidade oferece excelentes opções de restaurantes e doces típicos holandeses, com destaque para a confeitaria Zoet em Zoet.
- Você também pode gostar: Bate e volta para Holambra: O que fazer em 1 dia
Holambra é um excelente destino pós Pandemia. Uma viagem com natureza e muita beleza para encantar a todos, que estão ávidos por belos destinos, depois de um longo período de isolamento.
Santos
Santos é uma cidade do litoral paulista, localizada há 72 quilômetros da capital São Paulo e é uma cidade cheia de encantos.
As atrações são para todos os gostos. São 7 quilômetros de praias tranquilas, extensas faixas de areias e o maior jardim de orla do mundo, sim, está inclusive registrado no Guiness Book.
Além dessas atrações imperdíveis, a cidade ainda conta com um Centro Histórico, que mantém viva sua história e passado de glória, na época onde o café figurava como o principal produto de exportação brasileiro.

É possível andar de bondinho, caminhar pelas ruas estreitas e charmosas, com calçamento de pedra e, até, fazer um tour pelo majestoso Museu do Café.

Além disso, a cidade de Santos possui uma excelente infraestrutura turística, o que torna a cidade uma ótima opção de destinos pós pandemia, seja para um bate e volta ou até para viagens para longas.
Itú
Localizada a cerca de 100 quilômetros da capital, a cidade de Itú, no interior de SP, é também uma excelente opção de destino pós Pandemia.
A cidade dos exageros, como ficou conhecida, possui atrações para preencher muito mais que um dia de passeio, veja algumas opções:
Na Praça Padre Miguel, ou Praça Matriz da cidade é possível entender porque a fama de cidade dos exageros existe. Nela existe desde orelhão, até semáforos em tamanhos gigantes, ambos cartões postais da cidade.
Nos arredores dessa praça, existem muitas lojas de lembrancinhas para lembrar para sempre desse dia grandioso! Além disso, a cidade possui um patrimônio arquitetônico riquíssimo, remetendo aos tempos coloniais.
Ainda nessa praça, fica a Igreja Nossa Senhora da Candelária ou Igreja Matriz. Construída em 1.780, a igreja possui arquitetura Barroca e Rococó, com muitos detalhes lindos. Uma das mais belas igrejas que já visitei.
Se você gosta de realizar tours em Igrejas, em Itú é possível passar o dia inteiro somente nesse tipo de passeio. As igrejas realmente fazem parte do patrimônio histórico da cidade.
Além desses passeios no entorno da Praça Matriz, a cidade conta com diversos museus como: Museu Republicano, Museu da Energia, Espaço Fábrica São Luis, Casa Imperial, entre outros.
Itú é uma cidade cheia de atrações e excelente opção de destino pós pandemia.
Embu das Artes
Embu das artes fica bem pertinho de São Paulo, há apenas 35 quilômetros de distância, o que a torna uma excelente opção de bate e volta, especialmente após a pandemia.
A cidade, assim como o nome já diz, é muito ligadas às artes e seu principal atrativo é a sua feira que acontece há mais de 50 anos. A feira possui uma variedade de arte, artesanato e móveis rústicos, além de muitos restaurantes e bares no entorno.
Um dos pontos altos do passeio é a Viela das Lavadeiras, local que abriga galerias de arte, restaurantes, bares e um dos lugares mais fofos para fotos. Não deixe de visitar.

Um encanto a mais para esse passeio é a arquitetura colonial que a cidade preserva. Há muitas igrejas e casinhas fofas durante esse passeio.

Embu das Artes é uma cidade simples que encanta a todos e recomendo como destinos pós pandemia.
Boituva
Boituva é um destino de aventura e ecoturismo que fica há 117 quilômetros de São Paulo.
As atividades mais famosas da cidade incluem o Balonismo e Paraquedismo que são realizadas no Centro Nacional de Paraquedismo, maior da América Latina.
Além das atividades radicais, a cidade é um importante polo de ecoturismo e oferece atividades como trekking, tirolesa, cavalgada, rafting, entre outras atividades em meio à natureza.
- Se você gosta de ecoturismo, veja o post da Dani, do Blog Prefiro Mochilar: 5 cidades serranas, para escapar no fim de semana
É uma cidade com atividades para todos os públicos: crianças, casais e, claro, os aventureiros de plantão.
A natureza e clima privilegiados da cidade também encantam aqueles que buscam passeios mais tranquilos. Há opções como o Museu do Tropeirismo, parques, zoológicos e é possível, até, acompanhar as etapas de produção de uma cachaça local, ou seja, atrações não faltam em Boituva.
Esses foram os 5 destinos pós pandemia que recomendo para uma viagem em estilo bate e volta, saindo de São Paulo e arredores.
Me conta se você já conhece algum deles e se indica mais algum para incluir nessa relação.
Aproveite e me siga no Instagram @viagensefeminices e demais redes sociais para ver minhas dicas de viagens em primeira mão.
12 Comments
Legais os passeios. Aqui no ES os bate e volta são bem mais próximos, entre 60 e 90 km de distância de Vitória e vc já encontra várias cidades turísticas legais, então pensar em bate e volta com 120km é meio assustador pra mim rsrs
É mesmo? Olha que interessante! Essa distância é super normal pra quem mora aqui, já estamos acostumados..
Ainda não conheço o ES, mas quero em breve!
Adorei tuas dicas Soraia. Por sinal Holambra é um lugar que eu quero muito conhecer 🙂
Obrigada pelas dicas.
Feliz que gostou, Mai!
Com certeza você vai se encantar com Holambra.
amigaa, adorei esses destinos! eu sou louca pra conhecer mais São de Paulo e os lugares por aí, inclusive Itu ta na minha lista há bastante tempo! Mas os outros lugares tambem me deixaram com MT vontade!!
Que bom que gostou, Ju!
Quando estiver por aqui, não deixe de conhecê-los, você vai gostar!
So, adorei essa lista! Saiu muito bem do básico! Top! Holambra todo ano falo que vou e nunca fui, preciso mudar isso…Itu fui muito quando criança e sempre tive vontade de voltar. Todos já estão na minha lista de próximos bate e voltas!!!
Dani, são destinos lindos e ótimos para um bate e volta.
Holambra você vai amar!!
Adorei! Eu indicaria Paranapiacaba também, uma vila de Santo André, fascinante. Já fui 3 vezes pra lá e não vejo a hora de voltar. 😀
Fico feliz que tenha gostado, Ju!
Paranapiacaba está na minha lista pra conhecer!
Gostei das dicas. Só não conheço Itu e Embu das Artes ainda. As outras eu conheci. Não sabia que Itu é considerada uma cidade histórica. Gostei de saber. Excelente reportagem. Obrigada
Oi Mila, fico feliz que tenha gostado!
Obrigada pelo comentário!