Planejamento de viagem é algo que exige muito tempo. Tempo para definir lugares, fazer todas as pesquisas, organizar ou solicitar documentos, tomar vacinas e comprar todas as questões que envolvem uma viagem, como voo, hotéis, passeios, moeda, alimentação, entre muitas outras coisas.

Pensando nisso, esse momento de quarentena, afastamento do trabalho e isolamento social que o Brasil e o mundo estão passando, é ideal para realizar essa tarefa tão complexa. Assim, quando tudo isso estiver normalizado, o seu planejamento de viagem estará prontinho, faltando apenas arrumar as malas.

Então, separei 7 dicas para aproveitar o seu tempo extra e montar um planejamento de viagem completo, para tirar sua viagem dos sonhos do papel, assim que o mundo estiver liberado.

Vamos conferir?!

Selecione os destinos dos sonhos

Essa é a hora de sonhar alto! Selecione todos os destinos você mais gostaria de conhecer! Coloque nessa lista todos aqueles destinos dos sonhos.

Dica: Mescle destinos mais caros com destinos mais baratos, nacionais e internacionais, viagens curtas e longas.

Leia opiniões reais de viajantes que já foram para esses lugares

Essa é a hora de descobrir a real sobre os destinos que você selecionou no item acima. Recomendo que procure a fundo sobre os destinos em blogs e canais de Youtube que você confia e que, de fato, já estiveram nos locais, para assim apresentar um panorama da realidade do que será encontrado em cada destino.

Pesquise tudo sobre esses destinos: clima, moeda, alimentação, passeios, custos da viagem, tempo de voo, etc.

Quanto mais informações tiver sobre os destinos mais fácil será escolher um deles para visitar primeiro.

Defina o destino

Com as pesquisas acima feitas, avalie todas as questões sobre os destinos: valores, clima, passeios e defina qual o destino é o campeão e escolhido para conhecer assim que o mundo estiver disponível.

Dica extra: Enumere os demais destinos em uma escala de prioridade e assim já terá lugares certeiros para as demais férias e até viagens mais curtas, como fim de semana ou feriados.

Detalhe os gastos da viagem

Com o destino escolhido, é hora de detalhar todos os possíveis custos dessa viagem.

Acompanhe os valores de passagem aérea, entenda o valor médio, descubra onde ficam os melhores bairros para se hospedar e seus respectivos valores, principais passeios, descubra se vale a pena comprar na hora ou antecipadamente, estude a moeda do local, caso não seja o Real, etc.

Recomendo que não paute a sua pesquisa de valores apenas nos valores praticados nessa época de quarentena, pois eles podem estar bem diferentes de uma época normal. Busque por preços médios praticados na época do ano que deseja visitar.

Adeque o orçamento para fazer caber sua viagem

Com todas as pesquisas sobre valores atualizadas, você terá uma boa noção de quanto custará a viagem que elegeu como primeira opção.

Sabendo o valor total da viagem, é hora de se planejar para fazer ela caber no seu orçamento.

Nesse post, eu deixei 10 dias práticas para você economizar e conseguir viajar mais.

Passa lá e veja as dicas que você ainda não coloca em pratica no seu dia a dia e pode começar já.

Veja quais os documentos/ vacina exigidos

Sabendo qual país será sua próxima viagem, quanto ela custará e como se programar financeira para ela acontecer, é hora de verificar os aspectos de documentação e vacinação que o destino exige.

Pesquise se o local exige passaporte, se há necessidade de visto prévio ou se o visto é concedido diretamente no momento da imigração. Além disso, verifique se há necessidade de tomar alguma vacina obrigatória para entrada no destino.

Dica extra: Muitas vezes o destino final não exige vacina ou documentação extra como visto, porém durante o trajeto, você precisará fazer uma escala ou conexão em alguma cidade ou país que faz esse tipo de exigência. Então, ao invés de verificar essas exigências apenas no destino final, observe também as exigências nas conexões e/ou escalas que venha a passar.


Você também pode precisar:

Como tirar o Passaporte Brasileiro – Passo a passo

Como tirar o Visto Americano – Passo a passo


Inicie a compra da sua viagem

Com todas as questões acima resolvidas, é hora de efetivamente iniciar as compras dos itens necessários: Passagens aéreas, hospedagens, transporte, passeios, moeda e todo o restante para a viagem sair do papel de uma vez por todas.

Recomendo fortemente que você somente compre algo relacionado à sua viagem quando toda a situação relacionada à Pandemia do Coronavírus se normalizar, senão correrá o risco de ter que adiar ou, até mesmo, cancelar sua viagem.

Então, pesquise, pesquise e pesquise e saiba qual o momento ideal para iniciar as compras do seu destino dos sonhos.

Essas foram as 7 dicas para aproveitar o seu tempo extra, durante o período da quarentena, e realizar o seu planejamento de viagem das suas próximas férias ou daquela viagem que há tempos não sai do papel.

Me diga se você gostou e se possui mais alguma dica de planejamento de viagem que sempre utiliza? Deixa aqui embaixo nos comentários.


Aproveita e me segue no Instagram @viagensefeminices, e nas demais redes sociais, para ficar por dentro das minhas dicas de viagem em primeira mão.

Planejamento de viagem
Fotos de Viagens, Canadá
Autor

8 Comments

    • Soraia Reply

      Muitíssimo obrigada, meninas!
      Obrigada pela visita e comentário e voltem sempre!

      Beijos,

  1. Não toma tanto tempo assim vai!!! A maioria das minhas viagens planejei em menos de 2 meses! Mas lógico que para isso tem que ter uma certa disciplina!
    PS: Quando decidi planejar com mais antecedência, tive que cancelar tudo por causa da pandemia!! hahahaha Agora faz sentido. Tudo culpa minha!

    • Soraia Reply

      Nossa, eu sempre passo meses planejando!
      A única vez que não planejei como de costume, tive que cancelar tudo!
      Temos que manter os hábitos da próxima vez! rsrs

  2. DANIELA DE OLIVEIRA MARIN Reply

    Ótimo tema e muito oportuno nesse momento! Eu também adoro planejar por meses e meses antes. Às vezes chega um mês antes da viagem e já vi tudo, só falta ir, só falta pisar no lugar pois já sei tudo de tanto que pesquisei…leio mil vezes vários blogs…kkkk

    • Soraia Reply

      Oi Dani,
      Realmente somos capricornianas, né! Não há como negar…rs
      Planejar é viajar antecipadamente.

      Beijos,

  3. Adorei as dicas! Eu, como quero conhecer mundo todo, tento fazer tudo que vc disse, mas geralmente me deixo levar pelas promoções na escolha do destino….kkkkkkkkkkkkkk

    • Soraia Reply

      Oi, Ju!
      Feliz que gostou do Post! Ah, sim, as promoções de passagens muitas vezes ditam as regras do próximos destino! rs

Deixe seu comentário

Pin It