Sim, é possível trocar a folia brasileira por uma viagem internacional, tanto é possível que vim contar o roteiro de viagem que fiz em Portugal no carnaval de 2017. Viajei no sábado de carnaval e meu voo de volta para o Brasil foi na quarta-feira de cinzas, fiquei, portanto, 3 dias completos no país, os quais foram muito proveitos.

Nesse post, vou detalhar todo meu roteiro, para que veja que é possível, sim, fazer uma viagem assim na época do carnaval, ou em qualquer outra época do ano.

Vamos lá!

Sábado de Carnaval

Iniciamos nosso roteiro de viagem: Portugal no carnaval, saindo do Brasil em um voo direto pela TAP, na tarde de sábado de carnaval.

Dica: Caso tenha flexibilidade no seu serviço, o ideal é sair na sexta-feira de carnaval, ou até na quinta-feira, para aproveitar ainda mais seu roteiro de viagem em Portugal. Porém se isso não for possível, não é motivo para desistir da viagem, como vai ver, aproveitei muito o país em minha estadia de 3 dias.

Domingo de Carnaval

Chegamos em Lisboa por volta de 05:30 da manhã, mas até fazer todo trâmite de imigração, retirada das bagagens, metrô, etc, chegamos no hotel, para deixar as malas, por volta das 08:00.

Importante: Fiquei hospedada no Hotel 2 Nações, que fica no coração de Lisboa, no bairro do Chiado, próximo das principais atrações centrais de Lisboa, para não perder tempo com grandes locomoções para essas atrações.

Como domingo seria o único dia livre para explorar Lisboa, deixamos as malas no hotel, e partimos para desbravar essa adorável cidade. Dividimos o dia da seguinte forma:

Chiado

Primeira parada, no roteiro de viagem de Portugal, foi no tradicional café A Brasileira, famoso por receber clientes ilustres como Fernando Pessoa, poeta português.

Antes, nada mais justo que bater um papo com ele antes do cafezinho e, também, para iniciar a viagem com pé direito.

Roteiro de Viagem Portugal no Carnaval
Lisboa, Café: A Brasileira

Após o café da manhã, seguimos para a Praça do Comércio e subimos no Arco da Rua Augusta que tem uma vista linda e panorâmica do Chiado e Praça do Comércio. E o melhor, a subida é grátis para quem tem o Lisboa Card. Caso não tenha o cartão, a subida custa 3 euros. (preço de 2019).

Roteiro de Viagem: Portugal no Carnaval
Lisboa, Arco da Rua Augusta

Na descida do Arco da Rua Augusta, sentamos para apreciar a vista para o Rio Tejo da Praça do Comércio e depois seguimos para a Praça Luís de Camões, muito tradicional e cheia de história, assim como todo o bairro.

Ainda no Chiado, paramos na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau para experimentar o que é tido como um dos melhores bolinhos de bacalhau de Lisboa. E a fama não é à toa, delicioso! Parada obrigatória, para quem estiver na cidade.

Vinho do Porto e Pastel de Bacalhau sobre a mesa
Lisboa, Casa Portuguesa do Pastel de bacalhau

Belém

Seguindo o roteiro do dia, fomos de bonde para a região de Belém, que concentra muitas atrações e as mais famosas são: Torre de Belém, Padrão do descobrimento, Mosteiro dos Jerónimos, Ponte 25 de abril e onde são encontrados os originais Pastéis de Belém.

Pontos turísticos de Belém, Portugal
Lisboa, Passeios na região de Belém

Passamos cerca de 2 horas explorando a região e finalizando nosso tour por lá com um reforçado lanche no Pastéis de Belém, sim, experimentamos os únicos que podem ser chamados de pastéis de Belém. Todos os demais doces vendidos em qualquer outro estabelecimento são chamados de pastéis de nata!

Pasteis de Belém, Portugal
Lisboa, Pastéis de Belém

Alfama

Se perder pelas ruas da Alfama é um dos melhores programas que você pode fazer estando em Portugal. Aquelas casas com azulejos bonitos e roupa estendida na entrada da casa te lembrarão constantemente onde você está e é lindo de se ver. Fomos recebidos nas ruas da Alfama com uma Ginja, que é uma tradicional bebida portuguesa, uma espécie de licor de cereja, que é vendida, a cada esquina, por 1 euro a dose.

Ginja, licor de Portugal
Lisboa, Alfama

Ginja devidamente bebida, fomos para o belíssimo Castelo de São Jorge, de onde se tem uma vista privilegiada do bairro da Alfama e toda Lisboa. É um passeio para voltar no passado e enxergar a grandiosidade desses monumentos que já passaram por tanta história.

Vista do Castelo de São Jorge
Lisboa, Castelo de São Jorge

Saindo de lá, fomos para a Catedral da Sé, belíssima igreja que fica a poucos minutos do Castelo.

Após isso, voltamos para o hotel para, enfim, fazer o check in e descansar um pouco desse dia exaustivo, mas muito proveitoso. Após um banho e um pequeno descanso, para finalizar o dia cheio, fomos jantar em um dos restaurantes próximos do hotel, onde os preços do jantar completo contendo: entrada e prato principal com taça de vinho girava em torno de 12 euros, valor de 2017.

Segunda-feira

No segundo dia do roteiro de viagem de Portugal, fomos para Sintra, que é uma charmosíssima cidade que fica há cerca de 25 km de Lisboa e abriga alguns dos mais belos e suntuosos castelos de todo o país.

Fizemos o trajeto entre as cidades de trem, saindo da estação ferroviária do Róssio, em Lisboa, onde cada trecho custa 2,25 euros para adultos, porém, quem tem o Lisboa Card, não pagará nenhum valor, pois os trechos estão incluídos.

Ao Chegar em Sintra, cerca de 40 minutos após sair de Lisboa, fizemos o seguinte roteiro:

Quinta da Regaleira

É um palácio incrivelmente belo, com seus jardins perfeitamente bem cuidados, além do poço iniciático. Uma perfeição em forma de lugar. Além de toda beleza, há uma corrente que fala que o local abriga uma série de elementos da Maçonaria.

Quinta da Regaleira, Sintra
Sintra, Quinta da Regaleira, Poço Iniciático
Quinta da Regaleira
Sintra, Quinta da Regaleira

Ingresso Quinta da Regaleira: 10 euros (preço janeiro 2020), 20% de desconto com Lisboa Card

Palácio de Monserrate

Belíssimo e suntuoso palácio, com muitos cômodos para serem visitados e uma imensidão de jardins bem cuidados. Lugar incrivelmente belo que tem que constar em seu roteiro por Sintra.

Palácio de Monserrate
Sintra, Palácio de Monserrate

Ingresso: 6,5 euros (preço de 2019)

Castelos dos Mouros

Palácio da Pena

Os últimos dois passeios infelizmente não conseguimos fazer, pela falta de tempo, mas são altamente recomendados. Por isso, da próxima vez que estiver no país, quero me hospedar pelo menos uma noite em Sintra para conseguir fazer todos os passeios essenciais.

Casa Piriquita

Não deixe de passar na centenária doceira Casa Piriquita e experimentar o doce mais tradicional da cidade, o travesseiro.

A Casa Periquita fica bem no centro de Sintra, próximo de muitos restaurantes e lojas de lembranças. Então, caso queira comprar algo, esse é o melhor local.

Para o deslocamento entre os diversos locais que citei acima, recomendo o uso do taxi, pois é um transporte barato e muito mais cômodo que ficar esperando o ônibus do transporte de turismo da cidade.


LEIA TAMBÉM: Quanto custa viajar para Portugal no Carnaval


Terça-feira

Último dia de passeio e foi dia de road trip no nosso roteiro de Portugal.

Pegamos o carro, reservado ainda no Brasil, no aeroporto de Lisboa e não foi necessário apresentar a PID – Permissão internacional para dirigir -, retiramos o veículo apenas apresentando passaporte e CNH emitida no Brasil e partimos com destino a nossa aventura do dia

Porto

Primeira parada do dia, a cidade de Porto fica a cerca de 300 quilômetros de Lisboa.

Chegando lá fomos em uma degustação de vinho do porto na Calém Cave , que foi reservada ainda no Brasil e cada pessoa pagou 6 euros. Além da degustação estava incluída uma breve introdução sobre história e vinhos dessa cave.

Saindo da Cave, que fica bem em frente ao cartão postal de Porto, a Ponte Dom Luis I, aproveitamos para apreciar a maravilhosa vista do Rio Douro.

Portugal no Carnaval
Porto, Rio Douro

De lá partimos para os passeios imperdíveis de Porto: Livraria Lello, Torre dos Clérigos, Capela das Almas e Estação de trem de São Bento. Com certeza Porto tem muito mais a oferecer, mas como tínhamos outras cidades no roteiro, somente fizemos esses passeios.

Carregosa

Logo após o almoço partimos para nosso próximo destino, a pitoresca freguesia de Carregosa. Paramos nesse lugar, pois a família do meu marido tem esse sobrenome e era um lugar de parada obrigatória.

Fátima

Depois, partimos para nossa última e não menos especial parada do nosso roteiro de carnaval, a cidade de Fátima.

Para os religiosos ou não é um lugar belíssimo e de muita paz, vale muita a visita.

Ao final de contemplar a catedral e as lojinhas de Fátima, voltamos para o Aeroporto, para devolver o carro.

Quarta-feira

Dia de nos despedirmos de Portugal e de nosso roteiro de carnaval.

Nosso voo de volta ao Brasil, saiu de Portugal às 10:30 da manhã e veio direto. Às 18:00 horas desembarcamos no Brasil, com muitas histórias portuguesas na mala, vividas nesses 3 dias intensos de viagem.

Viu só como é possível fugir da folia brasileira e curtir o carnaval em uma deliciosa viagem à Portugal?

Quero saber se você ficou com vontade de fazer o mesmo já no próximo carnaval. Eu já estou com vontade de repetir! rs


Aproveita e me segue no Instagram @viagensefeminices, e nas demais redes sociais, para ficar por dentro das minhas dicas de viagem em primeira mão.


Leia também:

QUANTO CUSTA VIAJAR PARA PARIS

QUANTO CUSTA VIAJAR PARA INGLATERRA

Autor

4 Comments

  1. Boa Tarde, se não se importar gostaria de saber quanto em media ficou essa viagem?

    • Soraia Reply

      Olá Patrícia,
      Vou detalhar todos os custos dessa viagem, no post que vai ao ar no dia 27/01/2020.

      Espero que auxilie no seu planejamento.

      Forte abraço,

Deixe seu comentário

Pin It