Com o Coronavírus, o mundo mudou e essas mudanças vão refletir no modo como vivemos, viajamos e, inclusive, nas viagens que vão acontecer pós Pandemia.

Após longos meses de isolamento social, a tendência é haver uma valorização muito maior das viagens e dos momentos de conexão que elas proporcionam.

Nesse post vou detalhar as 5 principais tendências que devem nortear o turismo nacional no “novo normal”, após muito estudar sobre o assunto.

Vamos conferir?!

Explorar destinos nacionais

Muitos especialistas em turismo acreditam que a retomada do turismo e as viagens pós Pandemia vão começar pelos destinos nacionais. Primeiramente, porque a América Latina tende a ser uma das últimas partes do mundo a apresentar queda nos números de Covid 19 e, por consequência, o Brasil manterá suas fronteiras fechadas, assim como, boa, parte do mundo terá suas fronteiras fechadas para brasileiras.

Além disso, a moeda estrangeira, especialmente Dólar e Euro, estão em uma das maiores cotações da história, o que dificultaria qualquer viagem internacional, mesmo se as fronteiras estivessem abertas.

Assim, os destinos nacionais se abrem como uma linda possibilidade para o cenário de viagens pós Pandemia. É hora de conhecer aquele destino brasileiro que sempre esteve na sua lista de desejos, mas sempre acabava adiando por ter outras prioridades de destino.

Vale lembrar que o incentivo ao turismo nacional tende a ser um aliado para geração de emprego e renda, itens tão comprometidos durante todo esse período de isolamento social. Dessa forma, o turismo tende a ser um dos grandes impulsionadores da retomada do crescimento econômico brasileiro.

Viagens de carro

Especialmente pelo fator segurança, o carro tende a ser um grande aliado nas viagens pós Pandemia, pois você consegue preservar sua individualidade e, portanto, se expor menos aos riscos do que quando comparado aos transportes compartilhados como avião e ônibus.

Além do fator segurança, os brasileiros tendem a redescobrir o prazer de realizar viagens mais autônomas que o carro proporciona, como parar para ver um belo por do sol ou para experimentar uma comida local. Pequenos prazeres que, viajando coletivamente são impossíveis.

Aliás, nesse período, temos redescoberto o prazer que as pequenas alegrias podem proporcionar e dado mais valor às coisas que antes passavam despercebidas.

Protocolos de segurança

Limpeza extrema e higienização frequente e constante serão ações essenciais exigidas nas viagens pós Pandemia.

Esses protocolos de segurança e limpeza serão exigidos tanto do indivíduo, como dos estabelecimentos. Enquanto os indivíduos deverão se preocupar, como nunca antes, com a sua assepsia em viagens, para sua segurança e dos demais, os estabelecimentos deverão se adequar a uma nova realidade. Os hotéis, por exemplo, sofrerão alterações no quesito limpeza, frequência dessa limpeza, quantidade de hóspedes por dia, novos protocolos para realizar refeições, como o famoso: Café da manhã, entre tantas outras mudanças e adequações, que o próprio cenário irá ditar.

Atenção às possibilidades de cancelamento das viagens e passeios

Até a Pandemia iniciar, regras de cancelamento dos itens que compõem uma viagem, como voo, hotéis e passeios não era uma das principais preocupações da grande maioria dos viajantes. Entretanto esse cenário muda com as viagens pós Pandemia e todas as incertezas que esse “novo normal” trará.

Nesse primeiro momento, não saberemos se haverá, por exemplo, uma retomada no crescimento dos casos de Covid 19 em algum local específico que, aparentemente, já estava com o vírus “controlado”. Caso isso ocorra, os viajantes teriam que obrigatoriamente adiar ou cancelar suas viagens e, para não sofrerem nenhum prejuízo financeiro, o melhor a fazer é realmente contratar todos os itens da viagem já cobertos em caso de cancelamento ou alterações que possam vir a sofrer.

Ecoturismo

Ecoturismo ou turismo de natureza também será uma das tendências das viagens pós Pandemia. Após longo período de isolamento social, os viajantes vão optar pelo contato com a natureza, seja no campo ou no mar, para se reconectar com o mundo e consigo.

Essa tendência de viagem também está muito ligada ao fato de que, quanto maior a cidade, ou centro urbano, maior interferência do Coronavírus naquela população. Dessa forma, esse estilo de viagem estará muito ligado ao fator de autoproteção, aliado à paz e conexão com a natureza que o isolamento social tanto pedia.

Essa tendência de ecoturismo confronta uma realidade que muitos viajantes conhecem bem: as famosas viagens onde havia pouca conexão com o lugar, porém muita exposição nas redes sociais, a busca da foto perfeita, etc. O período de isolamento social e toda a reflexão que nele ocorreu tende a fazer com que valorizemos muito mais cada viagem, mesmo as mais simples e, por consequência, tiraremos o máximo proveito dela, nos conectando verdadeiramente com o local e aproveitando a oportunidade de, enfim, voltar ao mundo.

Essas são as 5 tendências nas viagens pós Pandemia. Me conta aqui embaixo, nos comentários, o que você acha dessas tendências e quais delas mais difere do seu estilo de viagem de antes da Pandemia.

Mulher embarcando


Aproveita e me segue no instagram @viagensefeminices, e demais redes sociais, para ficar por dentro de todas as minhas dicas de viagens em primeira mão.

Autor

Deixe seu comentário

Pin It